Minha dica! Se puder tenha um tapete de silicone e um dos tipos de papéis.
Para que servem
É muito comum ver em receitas 'forre com papel manteiga' ou 'disponha/espalhe sobre o papel manteiga'...
Estes utensílios são usados para evitar que o alimento grude na superfície e facilita na hora de desenformar e dispensam a necessidade de untar a forma. Acreditem, suuuuuper coringa na cozinha!
Nos primórdios, a galera usava no máximo o papel manteiga e acabou. Mas como tudo, nos dias atuais, somos bombardeados por variações que nos deixam enlouquecidos.
Tapete de Silicone
![]() |
Image by ter-posud from Pixabay |
Algumas pessoas o conhecem como Silpat, que na real é a marca (uma abreviação de 'silicone pâtisserie'). A Silpat, inclusive, é muito interessante por se tratar de uma combinação de malha de fibra de vidro e silicone que aumenta o poder antiaderente. Mas existe uma variedade de marcas de tapete de silicone bem mais baratas. Talvez inferiores, mas tudo vai depender da frequência e do uso que fará do tapete.
Entre as vantagens do tapete é sua resistência à altas temperaturas e facilitar o trabalho com alimentos muito pegajosos. Ideal para quem trabalha bastante com caramelo, amendoim e com massas mais pesadas e grudentas.
Outro ponto importantíssimo é que é reutilizável, cuidando direitinho durante o manuseio e na hora de guardar ele pode durar infinitamente. Pra isso evite o uso de utensílios pontiagudos para não danificá-lo, pois isso dificulta a limpeza e os danos vão aumentando com o tempo. Para limpá-lo use um pano ou esponja macios com água morna e sabão, depois basta seque manualmente com uma toalha limpa.
Sempre fique atento às recomendações de cada produto tanto de uso quanto de limpeza e acondicionamento pois, por exemplo, a maioria dos tapetes não são indicados para assar frango.
Você encontra este produto em diferentes tamanhos e formatos. Os preços variam 10 a 280 reais de acordo com tamanho, marca, etc. Mas fique atento pois alguns tapetes de silicone não são forneáveis, como por exemplo os usados como apoio para pia. Certifique-se antes comprar.
Uma desvantagem do tapete em relação aos outros é o fato de ser menos versátil com relação a tamanho e formato, já que os papéis você pode cortar de qualquer tamanho, dobrar, etc.
Papel Manteiga
O papel manteiga é muito mais comum nas cozinhas. Normalmente é vendido em rolos, mas é possível encontrá-lo em folhas individuais também.
![]() |
Image by Aline Ponce from Pixabay |
Uma vantagem, como já adiantei quando falei do tapete de silicone, é que você pode recortá-lo para utilizar nos mais variados formatos e tamanhos. Além disso, ele pode ter outras utilidades, por exemplo, já usei papel manteiga para improvisar um funil, um saquinho de confeiteiro, para transferir desenhos na hora de confeitar e até para servir pipoca ou amendoim para a criançada.
Outro ponto positivo é o preço, o rolo de 4 metros você encontra custando uma média de 2,50 reais.
A desvantagem é o fato de ser descartável e mais fraco. Ao utilizá-lo com preparações mais densas ele pode se romper.
Papel Sulfurizado
Já o papel sulfurizado lembra muito o manteiga, mas é mais escuro, semelhante ao papel que envolve os panetones.
![]() |
Image by Aline Ponce from Pixabay |
Ele também possui os mesmos benefícios de versatilidade de formato, dimensões e utilidades. Mas cuidado, pois diferente do que acontece com o manteiga, ele não possui uma camada de cera, logo, não pode entrar em contato direto com a fonte de calor pelo risco de inflamação.
O papel sulfurado é mais chatinhos de encontrar, diferente do manteiga que pode ser comprado em qualquer mercado.
Dica Extra!
Está disponível no mercado, em lojas especializadas de confeitaria e panificação e também em algumas lojas online a Folha Antiaderente da Mago (Mago é a marca, mas isso não é publi, porém tenho pesquisado muito sobre ela). Em termos de vantagens e desvantagens ela é um meio termo entre o tapete de silicone e os papeis manteiga e sulfurizado.
Trata-se de uma folha teflonada, que não é descartável mas também não é eterna (rsrs). Segundo a marca ela pode ser reutilizada até 100 vezes quando respeitadas as temperaturas limites que são de -40°C a 260°C.
E o preço também fica no meio do caminho, variando entre 20 e 30 reais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pela contribuição!