1.4.19

Cajeta | Pelo Mundo | México

A Cajeta é uma especialidade da cidade de Celaya no estado mexicano de Guanajuato. Trata-se de um doce de leite de cabra e seu nome deriva de cajete, caixa de madeira onde é colocada. Em 2010, ela foi declarada 'A Sobremesa Bicentenária Mexicana'.
Cajeta
Imagem: https://turismocelaya.com/origen-de-la-cajeta/
Ingredientes:


1 litro de leite de cabra
300g de açúcar mascavo (pode ser substituído pelo açúcar cristal)
1 colher (chá) de essência de baunilha (ou fava)
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio


Modo de Fazer:

Junte o leite de cabra, o açúcar mascavo e o bicarbonato em uma panela alta e de fundo largo e leve em fogo médio mexendo com uma colher de pau com frequência. Quando começar a engrossar, diminua gradativamente o fogo não deixando que borbulhe muito. Cozinhe por cerca de 1 hora e 45 minutos, mexendo sempre.

O ponto ideal é semelhante ao do brigadeiro, ao mexer você vê o fundo da panela. Outra maneira bacana é mergulhar o fundo de uma colher de chá na mistura e deixar descansar por alguns instantes sobre um prato de vidro. Ao esfriar você consegue verificar melhor o ponto.

Se usou fava, retire-a com uma pinça ou garfo.

Despeje em um recipiente hermético, espere esfriar e só então tampe e leve a geladeira.

Depois de fria sua consistência fica mais firme, então cuidado para não apurar demais e deixá-la muito dura.

Dificuldade | Fácil
Tempo Preparo | 2 horas 
Rendimento | Cerca de 250 ml
Degustação | Pão, bolo, crepe, tapioca, entre outros.


IMPORTANTE!

Na hora de comprar o leite verifique a composição pra ver se é o leite puro, pois existem algumas bebidas lácteas a base de leite de cabra que levam açúcar, o que pode interferir no resultado final. Pode ter estabilizantes, conservantes, mas não deve ter açúcar e aromatizantes.

Caso nunca tenha provado o leite de cabra, pode estranhar um pouco seu sabor. Uma dica para esses casos é fazer a receita com 500ml de leite e 500g de açúcar, e a medida que for se acostumando com o sabor, nas próximas vezes que for fazer o doce, vai reduzindo o açúcar e aumentando o leite até chegar na proporção da receita original.

Mas se você é aberto a novos sabores, sugiro ser fiel às medidas e assim conhecer mais este doce pedacinho do mundo.

Fonte: www.directoalpaladar.com


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela contribuição!