21.7.19

Fora Lactose! Fora Glúten! | Sobre a Mesa

Precisamos ter cuidado com as demonizações alimentares!

Nunca se vendeu tanto produto sem glúten e sem lactose como nos últimos tempos, fazendo com que se acenda a luz da indústria alimentícia para um novo nicho em que tem-se investido alto aproveitando este movimento. Mas é preciso ter muito cuidado.

Sem glúten e sem lactose
Karolina Grabowska por Pixabay
Sou de um tempo em que o ovo era vilão e o vejo hoje como queridinho em muitas dietas. Também vivi uma época em que era moda sovar um quilo de trigo insanamente para conseguir um naco de glúten que seria preparado como substituto à proteína vermelha. Um tempo depois fomos bombardeados pelas dietas ricas no consumo de proteínas, entre elas a carne vermelha magra e também pela vilanização do glúten.

Como tudo na vida, quando falamos de alimentação, principalmente sobre restrições alimentares, é preciso ter cuidado e discernimento.

Em primeiro lugar, não devemos cortar nada na nossa dieta sem consultar um especialista, pois ele vai encaminhar exames clínicos indispensáveis para que isso não impacte na nossa saúde. Seja por questões de saúde, de emagrecimento, de aumento de massa, de lifestyle, ou seja lá qual for sua motivação, o médico saberá fazer as substituições necessárias para que o organismo não seja lesado em déficit de nutrientes.

Mas falando, mais especificamente, sobre glúten e lactose é preciso um cuidado a mais. Os especialistas alertam para que apenas as pessoas que sejam clinicamente diagnosticas com intolerância a esses alimentos, os retirem de sua dieta. No caso do glúten, salienta-se de que ainda não há comprovação científica que suporte a adoção de uma alimentação totalmente sem ele. E no caso da lactose, a questão é pior ainda, pois não consumir lactose, sem uma patologia que justifique, pode tornar o indivíduo intolerante. Pois a exclusão do alimento inibe a produção natural de lactase que é a enzima responsável pela digestão da lactose.

Sem glúten e sem lactose
Pezibear por Pixabay
Vale ressaltar, no caso de pessoas que  buscam o emagrecimento, em alguns casos, os produtos sem glúten e sem lactose são mais calóricos do que os que se pretende substituir.

Por tudo isso, fique atento, não se empolgue com as dietas do momento, busque um bom especialista que vai avaliar seu objetivo e a melhor forma de atingi-lo com saúde.

Lutei por anos fazendo regime por conta, copiando dietas encontradas em revistas e sites de vida saudável. Mas só encontrei resultado quando busquei uma nutricionista que trabalhou as minhas necessidades e limitações. Consegui eliminar 10 quilos e mantê-los de forma saudável e sem grandes sofrimentos. Precisamos de foco e não de fórmula mágica. Só quando entendi isso, fiquei em paz com minha alimentação. 



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela contribuição!