Também conhecida como Aneto ou Dill é uma erva utilizada como aromatizador de licores, xaropes e vinagres. Como condimento em picles, molhos para pratos de peixe ou camarão, sopas e cremes, vinagre aromatizado, salada de batatas, molhos a base de maionese e iogurte, pães de ervas.
![]() |
Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay |
É um tempero de cor verde brilhante, com aroma refrescante e sabor delicado. Mas suas sementes também são muito utilizadas na culinária e seu gosto e potência são diferentes da erva fresca.
O aroma de endro é uma delícia e suas propriedades como relaxante são reconhecidas, e não é de hoje! Conta-se sobre uma mistura contendo endro utilizada pelos Vikings para acalmar bebês com cólicas. Não encontrei comprovação histórica deste fato, mas é incontestável que o endro está muito presente na culinária deste povo.
Suas propriedades medicinais também auxiliam em gripes, resfriados, congestão nasal e muitas outras doenças. Pra quem quer ter lista mais completa de suas propriedades terapêuticas e também contraindicações tem uma matéria muito bacana aqui!
Também encontrei várias histórias sobre a utilização da erva na Roma Antiga e Idade Média para tratar ferimentos de guerra e queimaduras e na Inglaterra anglo-saxônica em tratamentos de doenças estomacais e hepáticas. Como já mencionei não encontrei muitas fontes que comprovem estes fatos historicamente, mas levando em consideração a riqueza de propriedades da erva não dá para descartar a possibilidade de veracidade.
![]() |
Imagem de Zsuzsanna Tóth por Pixabay |
Li até uma história dizendo que Hipócrates, usava endro para limpar a boca e evitar halitose. Curiosa, resolvi mascar sementinhas que tinha aqui em casa… (rsrs) eu gosto de usar endro na cozinha, mas confesso que mascá-lo puro não foi uma sensação das mais agradáveis ao meu paladar. De qualquer forma, senti um leve adocicado nos primeiros segundos, seguido de também leve refrescância. Então imagino que há algum sentido nisso. Mas se for pra mascar algo com este intuito, sou mais adepta de mascar um pedacinho de pau de canela ou cravo, haha. Quando tiver oportunidade vou experimentar mascar a erva fresca, que imagino ser mais refrescante. Prometo voltar aqui e contar a experiência.
Fontes: Sites AllNuts, Tua Saúde, Yggdrasil, Revista Veja, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pela contribuição!