16.9.19

Chocolate Week Callebaut 2019 | Release


Até 22 de setembro de 2019 está rolando a 4ª edição da Chocolate Week promovida pela incrível marca de chocolates Callebaut, nas cidades de São Paulo, Curitiba (em seu segundo ano de participação) e Belo Horizonte (estreando).

Trata-se de um circuito que reúne confeitarias, docerias, chocolaterias, cafés e sorveterias reconhecidas em suas cidades e que desenvolveram, especialmente para o evento, uma receita com o famoso chocolate Ruby. As sobremesas custam no máximo 25 reais e nos estabelecimentos você encontra um "passaporte"com o circuito de sua cidade que deve ser carimbado a cada delícia provada.

Além das comidinhas, o evento também oferece cursos abertos ao público com os chefs participantes. A taxa de inscrição é de 50 reais que será convertida para a ONG Gastromotiva.

Mas vamos ao que interessa! Há muito tempo tenho curiosidade de experimentar o chocolate Ruby, mas ele ainda não é encontrado com muita facilidade em qualquer estabelecimento, provavelmente pelo seu alto custo. Achei que seria uma boa oportunidade para, finalmente, prová-lo. 

Para quem ainda não ouviu falar nessa nova "modalidade" de chocolate, trata-se de um chocolate com uma bela e natural cor rosa, obtido através das amêndoas de cacau Ruby, encontradas em regiões como Equador, Costa do Marfim e no Brasil e, que promete uma nova experiência de cor e sabor.

chocolate ruby
Ruby Chocolate, da Callebaut (Barry Callebaut/Divulgação)

No site do evento você consegue verificar todos os estabelecimentos participantes, endereços e belas fotos da receita desenvolvida por cada um dos Chefs. Aqui, tenho apenas uma pequena crítica, pois, selecionei dois lugares que me interessaram, atravessei São Paulo para chegar até um deles e dei com a cara na porta. Na porta do estabelecimento estava indicado que o atendimento era de segunda a sexta, eu poderia ter procurado esta informação antes de ir, mas, confesso que em um evento que começou no dia 13, dar de cara na porta no dia 14, foi um pouco frustrante. Fica a dica para os organizadores, para incluir os horários de atendimento de cada um dos participantes no site.

Visitei 6 dos 20 estabelecimentos que fazem parte do circuito em São Paulo. Não vou avaliar aqui o estabelecimento, meu foco neste post é a Chocolate Week. Até porquê gosto de vivenciar os locais em mais de uma visita antes de escrever. Então, fica para uma próxima o release da cada lugar.

O primeiro lugar que visitei foi o Made By Nina, que desenvolveu uma meia esfera de chocolate Ruby, com recheio de ganache de champagne, coulis de framboesa com redução de balsâmico e farofa doce de pistache. Achei a proposta refinada, a foto estava super bonita, amo pistache, então, mesmo sendo um pouco fora de mão pra mim, resolvi conferir. Mas, este foi o lugar que não encontrei aberto.

chocolate ruby
Divulgação | Chocolate Week Callebaut
  Fui então para o Carole Crema, que desenvolveu uma torta de cookie macio de chocolate Ruby com creem cheese e limão cravo. Achei que seria uma mistura interessante e amo doces azedinhos. O creme achei muito saboroso, azedo na medida certa, mas a massa não me agradou. A parte de cima estava mais com cara de cookie, mas embaixo achei muito grossa, especialmente nos cantos e me pareceu crua, tanto na textura quanto no sabor. Pra quem quer conhecer o sabor do chocolate, deixa a desejar, pois o azedo do limão acaba protagonizando. Não rolou pra mim. Além disso o meu pedaço veio faltando uma boa parte da ponta (rs).

chocolate ruby
Divulgação | Chocolate Week Callebaut
A princípio não tinha intenção de ir adiante no circuito, mas ainda tinha em mim a vontade de provar o chocolate. Então, resolvi comprar uma pequena barra do Ruby puro, de 40g que custou 16 reais. Realmente é uma experiência diferente, ele tem um sabor frutado, meio azedinho, ácido, que o diferencia. Mas, pra mim, que amo o amargor do chocolate, o colocou no mesmo lugar de preferência do chocolate branco - aprecio mas não enlouqueceria sem ele.

Bem, como sou persistente, não me deixei abalar pelo início desastroso e selecionei mais três lugares, agora, mais próximos a mim. 

Comecei pela Brigaderia que trouxe uma proposta simples, mas muito bem executada. Um bolo de pote Red Velvet com brigadeiro de chocolate Ruby. Você pode tanto levar pra casa quanto consumir no local, e optando pelo segundo eles te dão a possibilidade de aquecer o bolo. A massa do Red Velvet estava incrível, super macia, dava pra ver que era fresca e o brigadeiro igualmente caprichado com uma textura que considerei perfeita e uma gerenosa camada de raspinhas de chocolate por cima. A sobremesa ainda vem em um potinho personalizado com a logomarca da Semana, super charmoso.

chocolate ruby
Divulgação | Chocolate Week Callebaut
Saindo de lá, fui para o Pati Piva, que também me chamou a atenção pela aparência e pelos ingredientes que adoro. Um bolinho à base de amêndoas com goiabada servido com calda quente de chocolate Ruby. Mas qual não foi a minha decepção... Ao chegar achei estranho, pois diferente dos demais lugares não vi o encarte da Chocolate Week com a foto do doce. E ao questionar fui informada pelo atendente que havia esgotado. Sei que faz parte... Mas no terceiro dia de um evento de apenas dez dias? 

chocolate ruby
Divulgação | Chocolate Week Callebaut
Aproveitei que estava próxima e fui até a Dama. Não estava na minha seleção pois não tive uma boa experiência em uma das lojas deles, mas como estava perto, achei que valia a pena arriscar. Fui surpreendida positivamente, embora tenha achado a Pâte a Choux não muito fresca, o conjunto estava muito saboroso. Um éclair com um creme de chocolate Ruby, com frutas vermelhas frescas e delicadas pétalas de chocolate. 

chocolate ruby
Divulgação | Chocolate Week Callebaut
E pra fechar, um sorvetinho na Gelato Boutique que trouxe para o evento um cascão artesanal de gelato de chocolate Ruby, acompanhado de chantilly, calda de frutas vermelhas, crocante de tapioca e chocolate e flores comestíveis. O visual é lindo, super delicado, o cascão estava perfeito, a combinação dos ingredientes ficou super equilibrada,  o crocante de tapioca tem sabor de infância, minha única observação seria a consistência do sorvete que estava um pouco mole. 

chocolate ruby
Divulgação | Chocolate Week Callebaut
Uma coisa importante de citar, é que a Gelato Boutique foi o único lugar que ofereceu e carimbou meu passaporte. Um detalhe charmoso do evento que me pareceu ter sido negligenciado por todos os demais estabelecimentos.

A experiência foi super válida, apesar dos tropeços. Quanto ao sabor acho que a maioria dos doces que provei cumpriu a missão de promover o Ruby, trouxeram propostas próprias, porém valorizando o ingrediente. Confesso que fiquei com vontade de visitar mais lugares, mas sabe como é... Este blog não conta com apoio financeiro, então por hora, é o que temos, haha. 

Se você provou algum outro doce, conta pra gente!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela contribuição!