21.4.20

Vitamina D X Coronavírus | Saúde! Obrigada

Você deve ter ouvido nos últimos dias algo sobre a possibilidade do uso da vitamina D no tratamento ou prevenção da Covid-19.

Covid-19
Imagem de Daniel Roberts by Pixabay
Isso porque o jornal italiano La Repubblica publicou uma matéria sobre o estudo realizado pelos professores de geriatria, Giancarlo Isaia, e histologia, Enzo Medico, que submetido aos membros da Academia de Medicina de Turim, consideraram seus primeiros resultados "muito interessantes”…

Mas na mesma matéria, eles alertam pra necessidade de cuidado, pois em um cenário de emergência, como o que vivemos hoje é importantíssimo ter cautela e não colocar os pés pelas mãos.

O trabalho dos professores se baseia em alguns dados da literatura sobre um possível papel da vitamina D em infecções do trato respiratório, e na análise do quadro relatado por colegas do Hospital de Turim que revelou que muitos pacientes internados por conta do novo coronavírus apresentavam baixos níveis de vitamina D no organismo. Mas não há comprovação científica! 

Além disso, é importante dizer que a suplementação de vitamina D, deve ser prescrita por um médico ou nutricionista, e apenas se os exames clínicos apontarem insuficiência. Caso contrário podem causar danos renais e quadros de desidratação, náusea, fadiga e confusão mental.

O melhor que temos a fazer nesse momento é cuidar do nosso sistema imunológico e pra isso vale a velha receitinha: alimentação com qualidade nutricional, exercícios físicos, água e sono! 

As principais fontes alimentares de vitamina D são peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, ovos, leite e derivados. E a má notícia, para os veganos, é que a única fonte vegetal de vitamina D são os cogumelos secos. 

No entanto, José Antonio Miguel Marcondes, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, afirmou que ”para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos. Por isso, a principal fonte no nosso organismo vem da sua síntese na pele, por ação da luz solar”.

Os especialistas recomendam de 20 a 30 minutos de sol por dia (de preferência entre às 10 e 16h).

E não esquece: Siga todas as orientações de saúde e, se puder, o quanto puder, FIQUE EM CASA!

Se preferir, assista o vídeo:



Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela contribuição!