INGREDIENTES
Para a pipoca:
2 colheres de sopa de óleo
1/2 xícara de milho de pipoca
Para o caramelo:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
MODO DE PREPARO
Em uma panela alta (pra não correr o risco de transbordar) coloque o óleo e o milho de pipoca. Leve ao fogo alto, quando a primeira pipoca estourar, tampe a panela e diminua o fogo. A cada dois minutos, mais ou menos, chacoalhe a panela, delicadamente, em movimentos circulares pra que estoure por igual. Quando o tempo entre os estouros da pipoca for maior que cinco segundos, pode desligar.
Reserve a pipoca.
Junte o açúcar e a água mexa para dissolver um pouco e só depois leve ao fogo. Agora você não deve mais mexer a calda até chegar no ponto que desejamos. Se precisar mexer, com muito cuidado, faça movimentos circulares com a panela, mas não use colher.
Importante! Com um pincel culinário embebido em água limpe as bordas da panela, caso o açúcar comece a cristalizar nos cantos.
Quando levantar fervura, espere por aproximadamente 7 minutos (vai depender da panela e da potência da chama do seu fogão). Aos poucos as bolhas vão ficar mais lentas e maiores. Quando a calda de açúcar começar a mudar de cor para o âmbar, um tom mais dourado, desligue o fogo e acrescente o bicarbonato de sódio. A calda vai mudar de cor, para um tom mais escuro e vai espumar, mexa para dissolver bem o bicarbonato. (Se quiser entender melhor o ponto certo da calda assista ao vídeo!)
Agora é só despejar a calda sobre a pipoca e misturar para que o caramelo envolva os grãos.
Coloque sobre uma superfície untada com manteiga ou margarina e deixe esfriar bem.
Quebre com as mãos para soltar as pipocas.
Esse caramelo é super crocante, mas não é duro. Fica uma delícia!
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pela contribuição!