12.7.20

Blondine Tropical Umbu | Release

Não sou de beber em grandes quantidades, mas amo cerveja artesanal, conhecer novos estilos e sabores.


Há alguns anos tive a oportunidade de estar bem perto desse universo dos pequenos e médios produtores de cerveja e passei a enxergar a bebida com outros olhos. Me encantei pelo tema. Estou longe de ser uma especialista, mas a curiosidade pelo assunto me trouxe uma boa bagagem, pelo menos na hora de escolher uma boa cerveja.


Nessa mesma época pude visitar algumas microcervejarias e entre elas a Blondine. Quem nos recebeu foi o Aloísio, um dos sócios da cervejaria, muito atencioso e simpático. Uma fábrica incrível, com uma estrutura muito bacana e a cerveja que experimentei lá era ma-ra-vi-lho-sa! Não vou lembrar exatamente, mas era uma edição limitada de frutas vermelhas para a RockFest 2016, uma American Sour Ale. A cor e o sabor da cerveja eram diferentes de tudo o que eu tinha visto até então, fiquei impressionada.


E isso está extremamente conectado com o porquê de eu estar aqui escrevendo hoje. Esse episódio foi meu primeiro contato com a Blondine e com as cervejas Sour. Há alguns dias resolvi que queria experimentar mais uma cerveja deles por causa da primeira impressão positiva. E qual foi a que eu bati o olho e salivei? A Tropical Umbu.


Blondine Tropical Umbu


Vamos começar pelo estilo. Ela é uma Catharina Sour, um estilo reconhecidamente brasileiro pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), como explica a Coluna Bom Gourmet do Jornal Gazeta do Povo. (https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/bebidas/catharina-sour-e-o-primeiro-estilo-brasileiro-entrar-guia-mundial-de-cerveja/)


As cervejas 'sour', como o próprio nome sugere, são azedinhas. Você precisa estar preparado pois é uma surpresa para a maioria dos paladares. Eu acho incrível e acho que todo mundo deve experimentar pelo menos uma vez.


A Tropical Umbu é feita com a adição de umbu (como o próprio nome sugere... rsrs), uma fruta típica da nossa caatinga. A cerveja é super aromática, saborosa e com a acidez na medida exata. Ela é leve, refrescante e o amargor é baixo, IBU 6 (só pra você ter uma ideia, as cervejas comerciais nacionais tem amargor entre 8 e 15 de IBU). Seu teor alcoólico também é baixo (3,8% Vol.) pois, para este estilo, o sabor da fruta, deve ser o protagonista.


umbu
Foto: Divulgação | Cerrado Editora


Nem me meto a 'cagar regra' de harmonização por aqui, pois como disse, meu conhecimento é empírico. Mas já bebi ela acompanhando pizza e chilli mexicano. Acho que vai super bem com comidas mais pesadas, gordurosas, pois a acidez dá uma rebatida e limpa o paladar. Se fosse para acompanhar uma sobremesa eu sugeriria doces também azedinhos e mais gordurosos, como cheesecake de frutas vermelhas e sobremesas a base de limão e maracujá, por exemplo.


E você, já conhecia este estilo de cerveja? Se conhece conta pra gente e se experimentar compartilha com a gente a sua opinião, marcando @empratoslimpos_oficial no Instagram!


Saúde!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela contribuição!